Você sabia que o acúmulo é o grande vilão da bagunça? Mas como se livrar da desordem? Desapegando de tudo? Não! Calma! Vamos falar sobre um conceito que está na moda: o Minimalismo. Minimalismo não é morar debaixo da ponte ou ter apenas uma calça jeans e usar cores neutras. Minimalismo é usabilidade. E usabilidade passeia pelo autoconhecimento. Você precisa saber o que te favorece, do que você gosta e aonde você quer chegar com sua vida. E o que tem dentro da sua casa está te ajudando nisso?
Sua casa diz muito sobre você. Pois tudo que lá se encontra tem um motivo de estar. Ou porque você comprou ou porque você ganhou. E com o tempo as coisas só vão entrando e gerando acúmulo. Não paramos para fazer uma triagem consciente e, acima de tudo, duradoura. Tiramos uma coisinha ou outra, porque estragou, porque não serve ou porque está fora de moda. Mas deixa eu te contar, é preciso fazer uma triagem em toda sua casa para colocá la nos trilhos e daí pra frente você assumir o controle novamente.
A triagem consciente é dividia em 2 etapas. A primeira delas é retirar tudo e concentrar em outro lugar para que haja o que eu chamo de “choque de realidade”. Só assim você terá a real noção da quantidade de coisas que você tem. E isso irá te ajudar a tomar a decisão de desapegar. E não se assuste, é muita coisa, eu sei! Nosso cérebro está acostumado com os objetos nos lugares onde estão, então precisamos retirá-los do lugar. Um closet, por exemplo, eu recomendo que retire tudo e coloque em cima da sua cama. A partir daí você começa a analisar peça por peça, objeto por objeto.
A segunda etapa é setorizar. E setorizar não é apenas separar o que é short, saia ou calça. É separar por usabilidade. Onde você usa aquela roupa? É no trabalho, para passear no fim de semana, para balada ou para ficar em casa? Você vai se deparar com duas situações: coisas que não tem oportunidade de usar _ não faz parte da sua vida social _ e coisas demais para determinadas situações. Por exemplo, roupas para ficar em casa, quantas você precisa manter? Se você só fica em casa aos domingos e se suas roupas são lavadas semanalmente, não justifica guardar tantas peças.
Assim você deve pensar com todos os objetos dentro da sua casa. Eu realmente uso? Vale a pena guardar isso para usar poucas vezes ao ano? Se eu precisar um dia eu consigo comprar de novo? Analise com sinceridade a usabilidade das coisas. Só assim você irá resolver a bagunça na sua casa e consequentemente na sua vida.